top of page

Design de moldes na injeção plástica: o que considerar

Um bom design de moldes é fundamental para o sucesso da injeção termoplástica. O desenvolvimento do molde para injeção, contudo, é um processo complexo e trabalhoso, que exige conciliar as diferentes expectativas das partes envolvidas.




Não basta que o designer siga à risca os desejos estéticos implicados ao produto final. O molde tem que ser viável financeiramente e capaz de oferecer boa durabilidade, o que exige trabalhar com sua simplificação.

Vale ressaltar que o design de moldes é um dos maiores custos na injeção plástica, de modo que trabalhar com moldes intrincados pode pressionar os custos de modo a tornar o produto inviável para o mercado. As soluções aplicadas pelo designer precisam atender aspectos produtivos e construtivos do negócio.

Para que você possa fazer escolhas conscientes, desenvolvemos este artigo, que vai te dizer o que considerar na hora de desenvolver o design de moldes para conquistar os melhores resultados com a injeção termoplástica para todos os envolvidos no processo.


O que considerar no design de moldes na injeção plástica?

Um dos principais aspectos que deve ser considerado ao desenvolver o design de moldes é o alinhamento das expectativas de todas as partes envolvidas, o que resulta em um processo de negociação constante que se inicia antes mesmo do projeto começar a ser construído.

A simplificação máxima do molde é o princípio que guia todo o trabalho, uma vez que essa medida reduz custos, gera ganhos em produtividade e é capaz de aumentar a vida útil do molde. Cada projeto, porém, é único, de modo que não exista uma solução pronta ou definitiva quando falamos de design de moldes.

Por exemplo, um projeto desenvolvido com foco na simplificação máxima e redução de custos, pode não atender às expectativas do cliente ao que ele espera de sua peça ou produto, de modo que quando essencial para o produto, à simplificação deve ser relativizada.

Assim, a boa comunicação, inclusive com o ferramenteiro, é um aspecto imprescindível e que precisa ser considerado para conquistar bons resultados no design do molde na injeção termoplástica. Sem uma comunicação ativa e clara, as chances de que o resultado final não atenda as expectativas de ninguém são altas.

66 visualizações0 comentário
bottom of page