top of page

Entenda a importância do Projeto de Molde para a injeção plástica

Ao optar por produzir seus produtos, peças ou componentes através da injeção de termoplástico é preciso ter especial atenção quanto ao projeto do molde.

É o molde de injeção o responsável a dar forma às resinas, sendo fundamental para a qualidade do resultado final.

O molde de injeção deve garantir não apenas o design desejado, como também um alto nível de produção e baixa necessidade de manutenção. Para alcançar essas características, o projeto de molde deve observar uma série de fatores técnicos.



Assim, o projeto do molde é um processo essencial e que requer aplicação de conhecimentos específicos e especializados para que o investimento no mesmo traga retornos satisfatórios. Problemas durante a fase de projeto geram prejuízos, desperdício e retrabalho.


Projeto de molde: dando forma a seus produtos

Um dos fatores que fazem da injeção de termoplásticos um dos principais processos produtivos da atualidade é a sua capacidade de atender as mais variadas necessidades de design e oferecer uma produção em grande escala.

São diversos os fatores que influenciam na injeção termoplástica, como:

  • o tipo de resina a ser utilizada;

  • tipo de máquina injetora; temperatura;

  • pressão;

  • o molde, o componente que recebe a resina da injetora, e responsável pelo design e propriedades atingidos.

O molde, contudo, não impacta apenas nos resultados obtidos com o projeto de injeção, mas também em seus custos. Um molde de má qualidade, por exemplo, pode alongar o ciclo de produção e exigir mais dos maquinários, aumentando os riscos de quebra e necessidades de manutenção.

Mas, como garantir que o molde seja fabricado de forma a atender todas as necessidades de um produto? Através da fase de projeto.

O projeto de molde compreende mais do que o desenho das ranhuras destinadas a dar à forma desejada as resinas, mas uma série de fatores que visam tornar o mesmo mais funcional, produtivo e resistente, bem como capaz de atender as necessidades específicas de cada produto.

Dessa forma, podemos definir o projeto do molde como a etapa mais importante da injeção termoplástica, uma vez que impacta diretamente todo o restante do processo.


54 visualizações0 comentário
bottom of page